O Músico
Fred Dantas se iniciou em música em 1971, na Banda 21 de Abril, na cidade de Urandi, com o mestre João Sacramento Neto. Na mesma época aprendeu os primeiros acordes ao violão com Betinho Leão. Com esses dois instrumentos vem se expressando de forma melódica e harmônica até os dias atuais, mas cabendo ao trombone ser o seu instrumento profissional. Suas principais referências são os trombonistas Raul de Barros, Ed Maciel e Raul de Souza. Em Salvador, com 16 anos de idade, passa a tocar o violão de forma sistemática por três anos, fazendo parte de grupos autorais e acompanhando intérpretes de MPB e Bossa Nova. Nesse período também se dedicou a cantar e compor, sendo vencedor de alguns festivais estudantis de música popular.
Em 1998, após uma rápida passagem pela Escola de Medicina da UFBA, retoma a execução do trombone, como solista do grupo Sexteto do Beco em sua estréia no Teatro Castro Alves. Nesse tempo passa a integrar os principais grupos de música instrumental da época, como o Cameleon, Tem a ver, Corpo e Alma e Banda da Luz.Junto com Zeca Freitas, dá origem ao famoso grupo de vanguarda Raposa Velha, que gravou dois trabalhos considerados fundamentais na concepção de vanguarda na Bahia, executando música atonal e free-jazz.

Com a sua participação na tradicional Noite do Samba colocou seu trombone a serviço de toda uma geração de sambistas tradicionais da Bahia, como Riachão, Batatinha, Nélson Babalaô, Myriam Theresa, Claudete Macedo e muitos outros. Integrou a banda do saxofonista e maestro carioca Paulo Moura, com o qual esteve em temporada na França e posteriormente em gafieiras no Rio de Janeiro. Ao colocar em um trio elétrico um naipe de sopros, juntamente com Tuzé de Abreu no bloco Panela Vazia, Fred Dantas dá origem ao primeiro naipe de sopros na chamada Axé-music, o que se tornou característica do estilo. Tocou com Luis Caldas e Netinho, além de ter, por mais de dois anos, integrado a banda da cantora Daniela Mercury, com a qual viajou por muitos países.
Fred atuou eventualmente com Hermeto Paschoal, Altamiro Carrilho, Raul de Souza, Beth Carvalho. É internacionalmente conhecido pelos seus trabalhos Choros from Brazil, com o grupo Os Ingênuos, Choros from Bahia e Interethnical Landscape, gravado com seus filhos. Gravou uma coletânea importante sobre o choro brasileiro nos CDs Clássicos e Gafieira e O Baú de Perfilino.