O Etnomusicólogo
A convivência com a tradição dos Santos Reis Magos no sudoeste da Bahia marcou a infância de Fred Dantas, assim como a observação de rezadeiras, cantadores de feira e mais tarde com a filarmônica foram fatos que marcaram e originaram seu gosto pela Etnomusicologia. Seus primeiros trabalhos nesse sentido foram relativos à criação do Reis da Istrela Incantada, que ao mesmo tempo em que catalogava o repertório daquele estilo, também atuava na prática, cantando nas residências e lapinhas. Como trombonista, não só pesquisou, compilou e gravou a tradição do samba-chula do Recôncavo como também participou de apresentações, festivais e de um memorável cd com o Samba Chula Santa Cruz..
No ano de 1983, por solicitação da Fundação Cultural do Estado da Bahia, inicia um trabalho de transcrição, adaptação e execução de parte da obra do mestre cachoeirano Manoel Tranquillino Bastos (1850 -1953), considerado o “mestre dos mestres de filarmônica na Bahia”.

Em 1989 obteve o 1° lugar no Seminário Estudantil de Pesquisa estudando vida e obra do mestre, compositor e líder garimpeiro Júlio Cézar Souza (1889-1973).Para o indispensável trabalho, em 3 volumes, do professor, pesquisador e teatrólogo Nélson de Araújo intitulado Pequenos Mundos (UFBA, 1988, 1993) o jovem Fred Dantas foi convidado para realizar as transcrições musicais,com partituras ainda grafadas em tinta nanquim.Fred Dantas integrou a turma inicial do Programa de Pòs-Graduação em Música da UFBA, tornando-se Mestre em 1993, com a dissertação Santo Reis de Bumba. Nesse período escreveu diversos artigos sobre a moderna música popular afro-baiana e sobre a banda filarmônica e seus mestres-compositores.
A série Bahia Singular e Plural, idealizada pelo jornalista Paolo Marconi enquanto diretor do Instituto de Rádio Difusão da Bahia (IRDEB), foi a obra de maior fôlego empreendida por Fred Dantas. Num trabalho de pesquisa onde teve total liberdade de movimentos, realizou 8 CDs de importância reconhecida, merecedora do Prêmio Rodrigo de Mello Franco, recebida por Fred Dantas das mãos do presidente Fernando Henrique Cardoso.Fred Dantas dirigiu e editou o CD Reisado do Guará, realizado por moradores das margens do Rio Pojuca, na zona rural de Camaçari e o CD Missa Ambiental, onde também trabalha sobre temas musicais da região.Enquanto aluno do Doutorado em Música da UFBA, voltando a cursar matérias relacionadas à Etnomusicologia, Fred Dantas produziu uma monografia intitulada “Desconforto na pesquisa de campo”, tendo como base sua longa trajetória por todas as regiões do nosso estado.