Escola Ambiental
A Escola Ambiental foi instalada a 5 de junho de 1996, Dia Mundial do Meio Ambiente, em uma pequena sala recém-construída na área de mata e restinga às margens do Rio Pojuca. A princípio queríamos proteger as matas e nascentes do lugar, mas o grande número de crianças sem-escola e desnutridas era grande. Como poderíamos proteger os animais sem proteger o filho do bicho-homem? Rapidamente a idéia de uma escola ambiental logo surgiu como alternativa, que acabou se consolidando a princípio oferecendo reforço escolar, alimentação, médicos voluntários, até que brotou por lá a vocação para a arte.
Com o decisivo apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari através da Secretaria de Educação e do projeto de inclusão social chamado Conexão Vida, através de doações de católicos italianos, a Escola Ambiental torna-se uma realidade feliz. No espaço da escola foi criada a Filarmônica Ambiental. Essa instituição musical tem ensinado música não só a alunos da escola formal, mas a dezenas de jovens de toda a região, que com a filarmônica se apresentam publicamente inclusive na capital.
Em relação à comunidade onde está localizada, a Escola Ambiental é a referência cultural maior da nossa região e um lugar seguro para as crianças. No ano de 2012, fomos reconhecidos como Pontinho de Cultura, o que nos permitiu consolidar nossas vocações, que se materializam e se desenvolvem nas seguintes atividades:
- Educação formal pela Secretaria de Educação de Camaçari
- Aulas de musicalização com flautas, utilizando a música regional
- aulas profissionalizantes de música com instrumentos de sopro
- Aulas de artesanato
- Noções de Preservação ambiental.
Todos os anos, na data que nos é referencial, o dia 5 de Junho, acontece a Missa Ambiental, celebração ecumênica acompanhada de música composta pelo maestro Fred Dantas. A Missa já foi interpretada pela Oficina de Frevos e Dobrados, pela Orquestra Fred Dantas, pelo Madrigal da UFBA (que gravou o CD Missa Ambiental) e há três anos pela Orquestra Brasileira de São Salvador. Na ocasião, além de recebermos visitantes com nossas atividades artísticas, costuma-se vir grupos artísticos de diversos lugares, para se apresentar para alunos, pais e moradores em geral.